História da Familia


A Familia Lazzarotto em tradução ao seu sobrenome vem de um Senhor que era dono de muitas terras nas Regiões italianas de Vicenza e também em Modena. O sobrenome já é conhecido desde 1400 com Lazzarotto de Montecuccolo.
Minha Familia veio da Itália para o Brasil no ano de 1891, onde se estabeleceu em Caxias do Sul na localidade de São Maximiliano. A Familia veio em grande número. Estima-se que entre 20 a 30 pessoas deste sobrenome de uma mesma cidade italiana vieram para a América. Na Itália moravam na Provincia de Vicenza na cidade de Valstagna, hoje esta cidade tem 11 mil habitantes, no norte da velha bota.
Lá plantavam fumo e criavam ovelhas. Quando vieram para o Brasil tiveram que pagar os travessões ou glebas de terra que receberam do governo com milho, mandioca e feijão. Os primeiros relatos contam que de minha familia vieram as seguintes pessoas:
Giovanni Lazzarotto e Valentina Lazzarotto com os filhos Piero, Giovanni Battista, Angelo, Domingos e Angela.
Meu trisavô era Piero Lazzarotto que já veio casado com Constantina Costa. Ainda na Itália teve os filhos Giovanni e Marciglio, este último meu bisavô. Marciglio se casou com Amalia Zanardi no qual veio a nascer minha avó Constantina.
Muitos dos fatos e registros contados sao unicamente através de histórias relatadas pelos membros mais antigos da familia, visto que algumas certidões de nascimento, casamento e óbito não chegarão a ser feitas por não haver Oficial de Registro na época na localidade onde residiam as familias Lazzarotto.
Abaixo a foto da Familia Lazzarotto.